Foto: Renan Mattos (Diário)
Da esq. para a dir.: Letícia Borges Rodrigues Machado, Andriele dos Santos Franco, Juanita Portella da Fonseca, Julia Felipetto Guerra, Natalia Coelho, Ana Alice Sampaio, Ester Apolinário Morais, Helena Rayane Carvalho Lima da Silva
O sonho de oito meninas de ter uma festa de 15 anos irá se tornar realidade no dia 26 deste mês. Sem elas saberem, familiares e amigos fizeram a inscrição das meninas no projeto Debut Solidário, que está na 2ª edição. Todas já receberam a notícia, e a reação foi praticamente a mesma: surpresa e felicidade. A festa dos sonhos, que qualquer menina deseja ter, será às 20h, no Avenida Tênis Clube (ATC).
O projeto é promovido pela empresária Cristina Oliveira, da Kris Eventos. Graças ao apoio de empresas parceiras, as jovens ganharão uma festa com tudo a que elas têm direito: vestido longo, maquiagem, penteado, bolo, brinde, valsa, convidados, fotografia, decoração do salão, comida, bebida e animadores.
88 vagas de empregos e estágios para terça-feira em Santa Maria
- A sensação é maravilhosa, é amor que transborda. Este ano, em especial, os pais estão mais presentes. Eu sinto que esse é um sonho deles também. Eu me considero muito abençoada, porque poder contar com o apoio de todas essas empresas é maravilhoso - conta Cristina, emocionada.
No último dia 5, todas se encontraram pela primeira vez no ensaio da festa. Familiares acompanharam tudo bem de perto.
SONHOS
Orgulhosa da filha, a auxiliar de limpeza Jocélia Almeiron Carvalho, 37 anos, decidiu inscrever Helena Rayane como forma de agradecimento. Separada e mãe de quatro filhos, ela precisa trabalhar para sustentar a família, que mora no Bairro Pinheiro Machado. Jocélia ficou surpresa ao receber a notícia de que a filha foi uma das selecionadas.
- Ela é muito prestativa, ajuda muito em casa e cuida dos irmãos. Esse é um momento para ela, é a realização de um sonho, um conto de fadas. É como se fosse uma homenagem por tudo que ela tem me ajudado - diz.
Durante o ensaio, a jovem Helena Rayane Carvalho Lima da Silva, que fez 15 anos em fevereiro, compartilhava com as demais meninas a mesma história: todas sonhavam alto com o momento, que promete ser mágico.
- Quando eu soube, fiquei sem palavras. Acho que ainda não caiu a ficha - conta Helena.
EMOÇÃO
Este ano, o projeto recebeu histórias de meninas de outras cidades, e a da Júlia Felipetto Guerra emocionou os organizadores. A jovem de 15 anos, de Faxinal do Soturno, tinha uma irmã gêmea, que faleceu com 2 anos por problemas respiratórios. Desde a gestação, a mãe, Eliandra Felipetto, 42 anos, soube que as filhas nasceriam com uma mutação rara, displasia campomélica, um tipo de nanismo, que afeta ossos e cartilagens.
Há anos, a família destina a renda mensal para tratar da saúde da Júlia, e não tem condições de fazer uma festa. Por isso, Eliandra enviou uma carta.
- Quando comecei a cartinha, não sabia se eu chorava ou se escrevia. Quase surtei quando a Cris me ligou para contar que ela tinha sido escolhida. Tudo isso é para ela ser feliz e realizar o sonho dela. Ela merece porque não se abala, nem pela estatura, nem pelas cicatrizes, nem pela dificuldade de caminhar - revela.
Júlia parou de crescer com 1m30cm. Já passou por várias cirurgias. No ensaio do dia 5, ela tentava decorar os passos para a coreografia do debute.
- Sempre sonhei com uma festa de 15 anos, como toda menina. Soube que fui selecionada na escola e não esperava. Todo mundo me parabenizou. Depois, fiquei pensando como seria, vai ser mágico - sonha Júlia.
Lar de idosos precisa de doação de fraldas geriátricas
AS DEBUTANTES
- Letícia Borges Rodrigues Machado
- Andriele dos Santos Franco
- Juanita Portella da Fonseca
- Julia Felipetto Guerra
- Natalia Coelho
- Ana Alice Sampaio
- Ester Apolinário Morais
- Helena Rayane Carvalho Lima da Silva